sábado, 30 de janeiro de 2016

3 anos de mudanças, conquistas e alegrias!!!

Hoje é meu aniversário de 3 anos de vida nova!!!
Mudanças, conquistas, alegrias, sonhos realizados.


Sem palavras para expressar!!!!


Imagens falam mais do que minhas palavras!!!





Eu me amo, Eu Posso, Eu Consigo!!!

A luta será eterna, mas vale todo o esforço!!!

Parabéns pra mim!!!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Novas regras para cirurgia bariátrica CFM

Avanços e mudanças nas regras para realização da cirurgia bariátrica.

Vejo isso como algo positivo. Isso demonstra que a obesidade está sendo, cada vez mais, reconhecida e tratada como doença grave e sem cura. 
Com novas medidas as pessoas que sofrem deste mal estão tendo a oportunidade de viver melhor e mais tempo sem o rótulo de "preguiçosos".

No link abaixo está a resolução completa.

O único arrependimento que tenho é de não ter feito esta cirurgia antes. Mas como digo, fiz no meu tempo, no tempo certo pra mim.




http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25939

"O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou nesta quarta-feira (13/01/16) a Resolução nº 2.131/15, que especifica as comorbidades que poderão ter indicação para a realização da cirurgia bariátrica a pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 35 kg/m². Depressão, disfunção erétil, hérnias discais, asma grave não controlada, entre outras doenças como diabetes e hipertensão estão relacionadas na norma, que altera o anexo da Resolução CFM nº 1.942, de 2010."

INDICAÇÃO DA CIRURGIA

Como era
Como ficou
Pacientes com IMC maior que 35 kg/m² e afetados por comorbidezes que ameacem a vida, tais como diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronária, osteo-artrites e outras
Pacientes com IMC maior que 35 kg/m² e afetados por comorbidezes que ameacem a vida como: diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doenças cardiovasculares incluindo doença arterial coronariana, infarto de miorcárdio (IM), angina, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), acidente vascular cerebral, hipertensão e fibrilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonale e síndrome de hipoventilação, asma grave não controlada, osteoartroses, hérnias discais, refluxo gastroesofageano com indicação cirúrgica, colecistopatia calculosa, pancreatites agudas de repetição, esteatose hepática, incontinência urinária de esforço na mulher, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil, síndrome dos ovários policísticos, veias varicosas e doença hemorroidária, hipertensão intracraniana idiopática (pseudotumor cerebri), estigmatização social e depressão.

IDADE MÍNIMA

Como era
Como ficou
Maiores de 18 anos. Jovens entre 16 e 18 anos podem ser operados, mas exigem precauções especiais e o risco/benefício deve ser bem analisado.
Adolescentes com 16 anos completos e menores de 18 anos poderão ser operados, mas além das exigências anteriores, um pediatra deve estar presente na equipe multiprofissional e seja observada a consolidação das cartilagens das epífises de crescimento dos punhos. A cirurgia em menores de 18 anos é considerada experimental.

CIRURGIAS EXPERIMENTAIS

Como era
Como ficou
Não havia essa previsão
Quaisquer cirurgia que não seja a banda gástrica ajustável, a gastrectomia vertical, derivação gastrojejunal e Y de Roux, a cirurgia de Scopinaro ou de ‘switch duodenal’, são consideradas experimentais e não devem ser indicadas.